Especialistas

Palestrantes

Robin Pagano
Mestre em Eng. de Produção (PPGEP/UFRGS), Eng. Eletrônico (PUCRS). Atuou como engenheiro de testes (hw & sw de computadores), gestor de p&d, de engenharia de processos e de serviços. A partir de 1994 passou a exercer atividades de consultoria em gestão, estratégia e inovação. Tem aperfeiçoamento em Total Quality Management (TQM) (NKTS/Japão) e pós-graduação em Políticas e Estratégias de Governo (ADESG/PUCRS) e Marketing de Serviços (ESPM). Em 1998 fundou a Intelligentia Assessoria Empresarial, em 2015 criou uma spin-off a Star2Up focada em empreendedorismo. Investidor em Startups. Sócio-Fundador e CEO da PME Academy.

Elisete Pagano
Mestre em Educação (Unisinos), Engenheira Química (PUCRS). Atuou como assessora da qualidade e gestora de desenvolvimento de produtos. Em 1998, ao fundar a Intelligentia Assessoria Empresarial, mudou suas atividades para consultoria e coaching em desenvolvimento humano e organizacional com ênfase no pensamento sistêmico. Tem especializações em Psicologia Junguiana (FACIS-SP), Filosofia Clínica e Planejamento Estratégico de RH (UFRGS). Em 2015 criou uma spin-off a Star2Up focada em empreendedorismo. Co-Idealizadora e Conselheira Consultiva da PME Academy.

Carlos Panitz
Mestre em Engenharia de Produção (PPGEP/UFRGS), Engenheiro Civil (UFRGS) e Administrador de Empresas (PUCRS). Foi Gerente de Supply Chain em empresas de telecom, linha branca e automotiva. Professor e coordenador em cursos de graduação e pós-graduação, na área de Logística Aplicada e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Em 2012 fundou a VE3 Consultoria e Tecnologia em Supply Chain. Eleito profissional de logística do ano em 2009 pela Mundo Logística. Sócio-Fundador da PME Academy.

Fernando Trigueiro
Mestre em Planejamento e Gestão Organizacional (UAM – Madri, Espanha), MBA em Planejamento e Gestão Organizacional (FCAP-UPE), Engenheiro Químico. Atuou como engenheiro de produção, gerente de produção, administrativo-financeiro e de suprimentos. Consultor em projetos de produção e suprimentos. Professor universitário em cursos de pós-graduação. Em 1989 fundou a FOCUS-Trigueiro Consultoria & Treinamento, em 2004 fundou e preside a ANELOG – Associação Nordestina de Logística. Conselheiro da DATACONTE-PE. Autor de livros nas áreas de gestão, qualidade e produtividade. Sócio-Fundador da PME Academy.

Marcello Beltrand
Mestre em Administração (Unisinos), Pós-graduado em Marketing (ESPM), PMD (IESE Business School), graduado em Comunicação Social (UFRGS). Professor universitário em cursos de pós-graduação. Consultor há mais de 20 anos nas áreas de comunicação, planejamento, marketing e produção de conteúdo. Autor e co-autor de nove livros sobre gestão, comunicação e estratégia. Sócio-minoritário da Cliever. Voluntário – Diretor de Marketing da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento (SBGC) e Vice-Chairmann da Câmara Americana do Comércio (Amcham). Sócio-Fundador da PME Academy.

Painelistas

Bento Albuquerque
Mestre em Administração (UFPE), Administrador (UFPE). Professor da Faculdade de Administração e Direito da UPE. Especialista nas áreas de Marketing, Estratégia, Vendas e Varejo. Foi executivo de grandes empresas em nível regional, nacional e internacional. Consultor organizacional atendendo empresas de pequeno, médio e grande porte.

Glaucia Nitsche
Mestrado em Administração de Empresa (Universidad de La Salle Bajio – México), Graduada em Ciências Contábeis (Unisinos). Atua há 25 anos nas áreas administrativa e financeira, com experiência em gestão de custos, controle orçamentário, planejamento estratégico e indicadores gerenciais. Coordenadora de programas de certificação de fornecedores e auditora de programas de gestão pela qualidade.

Felipe Trigueiro
MBA em Logística Empresarial (UPE/FCAP), Especializado em Planejamento e Gestão Organizacional (UPE) e Administrador (UPE). Experiência em Logística e Supply Chain, Vencedor do Prêmio Mundo Logística 2016. Atuou como executivo de empresas na Henry Schein do Brasil, Navitas, Máquina de Vendas, Motoliner da Amazonas, Grupo TCI BPO e Grupo Multigiro, CESA Logística e Norlog. Coordena o Comitê de Inovação e Melhoria Contínua do GRUPO JRV. Conselheiro Consultivo da SALY. Fundador e Sócio-Diretor na FTLOG.

Adriana Fockink
Mestre em Gestão Estratégica de Organizações (Universidade Regional Integrada), Especialista em Gestão para Resultados (Fundação Dom Cabral), Especialista em Inteligência Espiritual (UCS) e Graduada em Ciências Contábeis (UFRGS). 20 anos de experiência na Gestão de Recursos Humanos, desenvolvida em empresas multinacionais de grande porte de diversos segmentos.

Lisiane Cohem
Especialista em Inovação (Insper/SP e UTS Business School de Sydney, AU). Atua em processos de criatividade e estratégica, com ações sobre o Ponto de Vendas e Experiência do Cliente. Já trabalhou em grandes companhias, nacionais e multinacionais, como Azaleia, Seven Boys, Batavo, Claro, Sanremo e Fila.

Roberto Alvarez
Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ). Especializado em Qualidade & Produtividade (Japan Productivity Center), cursou o Graduate Studies Program (GSP) da Singularity University (Califórnia, EUA). Ocupou diferentes cargos de gestão na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Foi consultor de gestão e operações (manufatura e logística). Cofundador de empresas de tecnologia. Palestrante global. Investidor anjo no Brasil e nos EUA. Diretor Executivo da Global Federation of Competitiveness Councils (GFCC), organização multi-stakeholder baseada em Washington, DC (EUA), e senior fellow no Global Policy Institute da Queen Mary University London (QMUL).

Ronaldo Aloise
Pós-graduado em Engenharia de Software (UFRGS), Eng. Mecânico (UFRGS). Foi executivo em Indústrias de TI e Semicondutores (Intel, HP, Dell), Vice-Presidente da HT Micron Semicondutores e Diretor de Produtos, Marketing e Vendas da Saque e Pague. Fundou a WayToGrow para promover o a transformação e o crescimento de empresas na economia digital, pela aplicação de novas práticas, tecnologias, e metodologias de design de negócio.

Carlos Castro
MBA em Gestão de Riscos, Eng. Eletrônico (UFRGS). Atuou como Gerente de Eng. Industrial, Pesquisa & Desenvolvimento, e Projetista de Hardware e Software da EDISA/HP, Analista de Sistemas da PROCERGS e Coordenador de TQC. Consultor Sênior em Gestão da Qualidade e Gestão Empresarial, Especialista JUSE – Japão. Sócio-Diretor da Sinergia Consultores Associados S/C Ltda. Sócio-Diretor da iSaúde Clínica e Serviços Ltda. Diretor Presidente da Fundatec.

Felipe Menezes
Mestre em Engenharia (Unisinos), Engenheiro de Produção (Unisinos). Polímata maker e entusiasta de futurismo. Professor universitário, palestrante e empreendedor com uma relação bem próxima com startups. Fundador na WTF! School, uma escola livre que tem como propósito desenvolver protagonistas da transformação.

Ecio Costa
Pós-Doutor em Economia (University of Georgia, EUA). Assessor Econômico-Financeiro de empresas do setor privado, especialista em formatação de planos de negócios, valuation, captação de investidores, franquias e implantação de indústrias. Colunista da CBN Recife, Grande Rio FM e Diário de Pernambuco. Consultor junto ao SEBRAE, BNB, FIEPE, FAEPE, ABCC, Diagonal Urbana, Câmara de Comércio Brasil-Portugal, ASPA e Sindileq, Sindipesca, Sindicombustíveis, e diversas empresas do setor privado. Sócio Fundador da CEDES Consultoria e Planejamento.

Luciano Lima (Moderador)
Pós-graduado em Gestão Empresarial (Feevale), Administrador de Empresas (Unisinos). Foi analista de processos e melhorias, coordenador da qualidade e gestor de desenvolvimento humano. Em 2011 passou a atuar como consultor em gestão de pessoas, processos e estratégia. Professor de graduação e pós-graduação. De 1999 a 2009 exerceu as funções de Diretor de Eventos, Vice-Presidente e Presidente da AGQ (Associação Gaúcha para a Qualidade). Em 2011 fundou empresa própria de consultoria (Humanum) e em 2015 criou a Magistral Consultoria e Capacitação. Sócio-Fundador da PME Academy.